sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

E a festa continua...

Aquela estampa, "velhinha" de 21 anos, fez-me recordar tudo o que foi a celebração do 50º aniversário do Colégio.
Havia uma equipa de planeamento de que fazia parte a Luizinha Sabbo, a Cristina Soldin e a Conceição Bueso. O seu primeiro trabalho foi elaborar uma lista de actividades e acções que deviam fazer parte das festividades que duravam um ano.
Essas actividades iam desde a criação dum Hino novo para o Colégio e dum postal comemorativo, desenhado pelo professor José Carlos, até à Missa de encerramento nos Jerónimos, passando pela peregrinação a Fátima, por sessões culturais, exposições, almoço e lanche das Antigas Alunas, edição dum livro, criação de T-shirts, fatos de treino ou chapéus para a Infantil, descerramento duma lápide comemorativa dos 50 anos e dum painel de azulejo com S. José,  criação de alfinetes, pins e marcadores, etc.
Muito trabalho, muitas ideias, muita realização!...
Para as sessões culturais foram convidados artistas e pessoas conhecidas como o director do Palácio da Pena, entre outros. Artistas vieram vários e tivemos o prazer de ouvir um especialista em flauta transversal e uma "expert" em cravo.
Num dos encontros de Antigas Alunas quisemos apresentar uma exposição evocativa dos 50 anos do Colégio. Para isso, pedimos que nos emprestassem fotografias dos seus tempos de alunas e conseguimos uma representação dos vários anos, desde 1943.
O almoço e o lanche, um em cada uma das reuniões, decorreram na floresta, com produtos típicos do Ramalhão: o pão quente, as argolinhas, a marmelada caseira, os pães de leite, os pratos mais apreciados pelas alunas da época.
Foi um ano "em grande!"
Muitas coisas se fizeram... muitas se começaram... várias permanecem... algumas passaram com os anos e não se repetiram.
Mas a lembrança ficou e o que está gravado no coração não desaparece. Não deitemos fora, tudo o que recebemos e nos fez grandes.
             Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

1 comentário: