domingo, 8 de setembro de 2013

Natividade de Nossa Senhora

Faz hoje anos - exactamente 54 - que fiz a minha Primeira Profissão que, em boa verdade, foi já a definitiva porque não houve retorno.

Vivi a Missa deste dia,  que  hoje foi na minha paróquia, como se fosse a  da   própria festa. Recordei a capela do Ramalhão,( o nosso Colégio e o "ninho" da grande maioria de nós), o celebrante, as Irmãs, as famílias, os amigos.
Os  textos da Missa, hoje, não foram os mesmos,  porque  é  domingo   e  a liturgia obriga a seguir o ritual. Mas, engraçado!... Falavam de seguir Cristo, de cruz, de despojamento e de amizade. Coincidência?!...
Ainda houve uma lágrima solitária e discreta. Não sei se de alegria, se de saudade, se de estar ali sòzinha, lembrando outros dias e outras situações.
Também houve um momento especial de oração por todos os que trago no coração e de agradecimento pelas graças recebidas.
Foram 54 anos de caminhada nem sempre fácil. "Deus escreve direito por linhas tortas" diz o povo. Não sei! Acho que os caminhos d´Ele são sempre direitos; nós é que às vezes os fazemos tortos. Ou melhor, essas encruzilhadas e desvios, que por vezes nos surpreendem, são, simplesmente, chamadas de atenção para que entendamos o que é melhor para nós.
Afinal, um dia, fizemos uma opção, decidimo-nos pela "melhor escolha" . Já sabíamos que não ia ser fácil "Quem quer ser meu discípulo tome a sua cruz ".Às vezes são doenças, incompreensões, dificuldades, mudanças. Mas, temos alguma razão para duvidar que Deus está lá e quer a nossa felicidade? Então!...
                          Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

2 comentários:

  1. Parabéns!
    O convite do Senhor ao seguimento é muitas vezes estranho, desconcertante, mas tal é para que o sigamos verdadeiramente a Ele e não qualquer outra imagem falsa dele.
    Um abraço fraterno e que Maria continue a proteger o nosso SIM.

    ResponderEliminar
  2. O Senhor é mais ou menos desconcertante nos Seus convites porque senão eram demasiado simples e talvez nos enganássemos, é verdade! Mas Ele olha-nos e acompanha-nos e deu-nos por Mãe a Sua mãe.
    Obrigada.Um abraço.

    ResponderEliminar