segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Alunas e professores que não esquecem

A semana passada visitou-nos uma ex-aluna. Vinha ver se tínhamos ainda emblemas do Colégio para ela pôr na sua capa de Formatura. É médica, estudou na República Checa e agora trabalha no Cadaval, mas por pouco tempo pois está a preparar o exame de acesso.
Como gostei de estar com a Viviana! São momentos de carinho e recordação. Recebemos sempre com muita alegria as antigas alunas e temos imenso prazer em saber como estão e o que fazem.
Mas, em termos de visitas , não ficámos por aqui. Outra aluna nos visitou - a Antónia - e mais conversa sobre o "ontem" e o "agora"; mais um monte de recordações e evocações; mais uma palavra amiga, lembrando conselhos e recomendações de ontem que se tornaram vida.
Nestas alturas há sempre uma lágrima que surge, numa comoção sentida ao lembrar outros tempos e outros modos. Lá recordámos a srª D. Bela Castro, as suas brilhantes aulas de Português, as representações no Colégio, as peças sempre um sucesso. Enfim! um mundo de acontecimentos que encheram os dias das alunas do nosso Colégio.
Mas lembrámos também outras professoras que marcaram o corpo docente bem como as alunas de há mais de dez anos

E lá veio a Miss Sabbo, antiga aluna também, com o seu Inglês fluente, o seu jeito de trocista com graça, as suas sábias justificações para as lendas e histórias do Colégio no seu tempo.
Com ela, muitas viagens fizemos, muitas actividades foram planeadas, muitas festas realizadas... Mas se metia danças, era a Natália quem "metia as mãos na massa". E recordámos mil ensaios de festas, a preparação da visita da Mrs Reagen ou do Primeiro Ministro, a ida a Fátima para os 150 anos da Madre Fundadora ou a apresentação dos "marinheiros"( que já tinham sido Pierrots noutras andanças), a participação na exposição dos Cinco séculos de Evangelização ou na Expo 98.
E, não podíamos esquecer a srª D. Cristina Soldin Fallé e Costa, o seu alemão sem parcerias, os seus planos para as semanas multiculturais, as festas do Colégio ou o arraial do fim do ano.
E lembrámos quando ela estava no ciclo e eu era professora de Ciências, ainda principiante. Interessante recordar uma aluna que depois foi professora no meu tempo de directora do Colégio!... E há mais alunas que hoje são professoras aqui.
E nesta galeria de recordações, não podíamos ter esquecido a srª D. Maria Lúcia Nobre, que era a professora de História mais antiga do Colégio.
Foi assim a vida passada, o "ontem" do nosso Colégio, que recordamos com emoção.
                                           Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

6 comentários:

  1. Também eu, Irmã, dei aulas de Português aí no Colégio, no ano de 70/71, quando as turmas eram tantas que a Sr.ª D. Bela não tinha tempo para as leccionar todas... Gostei muito da experiência se bem que não tivesse havido lugar a recondução. Não soube porquê... Hoje vim aqui ter porque recordei os ensaios do Coro dos Escravos Hebreus a que lá assisti nesse ano.

    Pode ser que aqui volte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Graça, pelo seu comentário. Não sei porque não foi reconduzida. Outra reorganização,não? Tenho muito prazer se vier ao meu blog porque há sempre coisas do Colégio e da vida, para as minhas ex-alunas e meus amigos. Qualquer dia falarei do coro dos Hebreus...

      Eliminar
  2. Querida Madre Teresa, já lá vai muito, mas mesmo tempo...leio com atenção o seu blog e revivo o Ramalhão e a sua Humanidade. Sou a Paula Alves (lembra-se de mim? do ano da Constança Siqueira, da Maria Bragança, da Carmen Pedroso, da Teresa Lagoa, da Teresa Correia de Campos, da Zé Carmo da..., da..., da... de outras tantas que muito gostava de rever. Continuo por aqui a procurar memórias como as da D. Bela e da D. Lúcia. Sempre presente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Paula
      Claro que me lembro! É para todas vós que vou alimentando o meu blog também com notícias do Ramalhão.
      Também eu gostava de rever todas vocês por quem rezo todos os dias. Talvez tornar activa uma associação de antigas alunas, com contactos e reuniões marcadas. Pense nisso .
      Entretanto, um grande abraço. Ir. Teresa,O.P.

      Eliminar
  3. Muito obrigada querida Madre Teresa por todas estas recordações. É verdade que ao evocá-las elas nos trazem lágrimas aos olhos mas logo após nos aquecem o coração.
    Tenho pena de não estar mais perto (moro em Paris) para puder visitar a minha segunda casa a cada vez que eu penso nela, mas como se diz aqui; "Loin des yeux, près du coeur"...
    Um beijinho grande e desde já, o desejo de um Feliz Natal. Cristina Bernardino

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Cristina.também vós, mesmo longe, estais bem perto do meu coração.
    Feliz e santo Natal também para si e vá dando notícias

    ResponderEliminar