sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O valor do silêncio




Ouvi ontem um comentário sobre o silêncio, sua necessidade,oportunidade e vantagens.Fiquei a interrogar-me: a que chamamos silêncio? como consegui-lo?
É tão fácil deixarmo-nos envolver por um ambiente em que o silêncio está ausente... São gritos, são buzinas, campaínhas, música. Vivemos num mundo em que o que predomina é precisamente a ausência do silêncio.
O ruído invade-nos, entra nas nossas casas e enche o espaço em que vivemos. Parece , às vezes, que temos medo, que nos sentimos perdidos se não há barulho à nossa volta.
Mas pior que este barulho das pessoas e das coisas, da vida em geral, é a ausência do silêncio interior, a falta de calma e de paz que nos permita reflectir, sentir o que nos rodeia e, sobretudo, ouvir o nosso coração e... escutar Deus. É que silêncio não é sinónimo de estar calado, de não fazer barulho, de não ter agitação à nossa volta. É antes esvaziar a nossa mente , libertarmo-nos de toda a inquietação e angústia, fazer   parar a nossa imaginação e enchermo-nos de tranquilidade, para podermos escutar a Palavra que é balbuciada dentro do nosso coração.
Situamos, muitas vezes, Deus longe das nossas vidas. E isto, porque as enchemos de tudo menos dum ambiente de sossego em que possamos rezar, falar e ouvir Deus, Ele que está presente e gostava de ser escutado. Há alturas em que consideramos o silêncio como um peso, obsessivo, nostálgico, mas estamos enganados. O silêncio é o ambiente indispensável e propício para podermos reflectir, arrumar ideias e orar.
" Quando quiseres orar entra no teu quarto e fecha a porta"...
Cria o clima de recolhimento, de calma e tranquilidade. Depois, fica tu e Deus, apenas. E ouve-O! Fazer silêncio, abstrair das mil e uma preocupações, inquietações e distrações é uma necessidade e ter esta capacidade é um dom que se aprende e se conquista.
Procuremos fazer silêncio em nós, testemunhemo-lo e ajudemos os outros a vivê-lo.
                                              Ir. M. teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

1 comentário:

  1. Nos dias de hoje,perdeu-se a noção de intimidade com Deus, porque a nossa própria intimidade é explorada de forma abusiva, não se descobrindo um verdadeiro interesse pelo próximo. Não há tempo nem vontade para ouvir o outro, pior não temos tempo nem disponibilidade interior para escutar o nosso coração e a nossa mente sempre tão agitada! O silêncio torna-se perturbador, incomodativo. Jesus propõe-se de forma tão simples e pertinente,deixando-nos sem jeito neste mundo de show,de brilhos e vaidades. Vale a pena combater as guerras do ouvir, do falar e do ver,travar a batalha do nosso próprio coração e voltarmos a encontrar, em momentos de solidão e de silêncio, Jesus, nosso Deus e nosso Tudo.

    ResponderEliminar